sexta-feira, 24 de junho de 2011

sexta-feira, junho 24, 2011

Biografia de Martín Luther King




Martin Luther King nasceu em 15 de janeiro de 1929 em Atlanta na Georgia, filho primogênito de uma família de negros norte-americanos de classe média. Seu pai era pastor batista e sua mãe era professora.

Com 19 anos de idade Luther King se tornou pastor batista e mais tarde se formou teólogo no Seminário de Crozer. Também fez pós-graduação na universidade de Boston, onde conheceu Coretta Scott, uma estudante de música com quem se casou.

Em seus estudos se dedicou aos temas de filosofia de protesto não violento, inspirando-se nas idéias do indu Mohandas K. Gandhi.

Em 1954 tornou-se pastor da igreja batista de Montgomery, Alabama. Em 1955, houve um boicote ao transporte da cidade como forma de protesto a um ato discriminatório a uma passageira negra, Luther King como presidente da Associação de Melhoramento de Montgomery, organizou o movimento, que durou um ano, King teve sua casa bombardeada. Foi assim que ele iniciou a luta pelos direitos civis nos Estados Unidos.

Em 1957 Luther King ajuda a fundar a Conferência da Liderança Cristã no Sul (SCLC), uma organização de igrejas e sacerdotes negros. King tornou-se o líder da organização, que tinha como objetivo acabar com as leis de segregação por meio de manifestações e boicotes pacíficos. Vai a Índia em 1959 estudar mais sobre as formas de protesto pacífico de Gandhi.

No início da década de 1960, King liderou uma série de protestos em diversas idades norte-americanas. Ele organizou manifestações para protestar contra a segregação racial em hotéis, restaurantes e outros lugares públicos. Durante uma manifestação, King foi preso, tendo sido acusado de causar desordem pública.

Em 1963 liderou um movimento massivo, "A Marcha para Washington", pelos direitos civis no Alabama, organizando campanhas por eleitores negros, foi um protesto que contou com a participação de mais de 200.000 pessoas que se manifestaram em prol dos direitos civis de todos os cidadãos dos Estados Unidos. A não-violência tornou-se sua maneira de demonstrar resistência. Foi novamente preso diversas vezes. Neste mesmo ano liderou a histórica passeata em Washington onde proferiu seu famoso discurso "I have a dream" ("Eu tenho um sonho"). Em 1964 foi premiado com o Nobel da Paz.

Os movimentos continuaram, em 1965 ele liderou uma nova marcha. Uma das conseqüências dessa marcha foi a aprovação da Lei dos Direitos de Voto de 1965 que abolia o uso de exames que visavam impedir a população negra de votar.

Em 1967 King uniu-se ao Movimento pela Paz no Vietnam, o que causou um impacto negativo entre os negros. Outros líderes negros não concordaram com esta mudança de prioridades dos direitos civis para o movimento pela paz.

Em 4 de abril de 1968 King foi baleado e morto em Memphis, Tenessee, por um branco que foi preso e condenado a 99 anos de prisão.

Em 1983, a terceira segunda-feira do mês de janeiro foi decretada feriado nacional em homenagem ao aniversário de Martin Luther King Jr.'s.

terça-feira, 21 de junho de 2011

terça-feira, junho 21, 2011

LIVROS EM PDF - ISSO NINGUÉM DIVULGA

Uma bela biblioteca digital, desenvolvida em software livre, mas que está prestes a ser desativada por falta de acessos. Imaginem um lugar onde você pode gratuitamente:
· Ver as grandes pinturas de Leonardo Da Vinci ;
· escutar músicas em MP3 de alta qualidade;
· Ler obras de Machado de Assis Ou a Divina Comédia;
· ter acesso às melhores historinhas infantis e vídeos da TV ESCOLA
· e muito mais....
Esse lugar existe!
O Ministério da Educação disponibiliza tudo isso,basta acessar o site:

 www.dominiopublico.gov.br
 
Só de literatura portuguesa são 732 obras!
Estamos em vias de perder tudo isso, pois vão desativar o projeto por desuso, já que o número de acesso é muito pequeno. Vamos tentar reverter esta situação, divulgando e incentivando amigos, parentes, conhecidos e alunos, a utilizarem essa fantástica ferramenta de disseminação da cultura e do gosto pela leitura.
terça-feira, junho 21, 2011

AGENDA DO SISPUMI

Dia 20/06/2011 - atendimento com Advogado Dr. Frid
Dia 21/06/2011 - atendimento com Advogado Dr. Sávio
Dia 26/06/2011 - Assembléia Geral Ordinária e Assembléia Geral extraordinária com presença
Dr. Valdecy Alves (almoço regional).

quinta-feira, 16 de junho de 2011

quinta-feira, junho 16, 2011

O SISPUMI CONTINUA ESPERANDO RESPOSTA DO PREFEITO

O PREFEITO prometeu que até dia 10/06/2011 convocaria o SISPUMI para negociar o reajuste da SAÚDE e da ADMINISTRAÇÃO, todavia até o presente momento esta REUNIÃO não aconteceu.


Primeiro estrofe da poesia Canção do Tamoio de Gonçalves Dias, tem tudo a ver com nossa luta:

          Não chores, meu filho

Não chores, que a vida

É luta renhida:

Viver é lutar.

A vida é combate,

Que os fracos abate,

Que os fortes, os bravos

Só pode exaltar.
 
Amanhã será mais um dia de luta! E para finalizar uma bela frase de Nietzsche: O QUE NÃO NOS MATA, TORNA-NOS MAIS FORTE!
(do blog Valdecy Alves)
quinta-feira, junho 16, 2011

RESTITUIÇÃO CAPESI

O SISPUMI procurou a CAPESI para informações da restituição da contribuições indevidas ao servidor municipal.
1) Os vereadores já votaram a alteração no orçamento da CAPESI para devolução do dinheiro;
2) A CAPESI já contabilizou pelo menos os 100 primeiros servidores que fizeram requerimento;
3) A CAPESI está aguardando parecer da procuradoria do município que suspendeu os recolhimentos e posteriormente prometeu que iniciará o processo de efetiva restituição.
quinta-feira, junho 16, 2011

SISPUMI CONSTATOU ERRO NO PROJETO DE LEI DO AUMENTO DOS PROFESSORES

O SISPUMI esteve reunido  com o Vereador Ernando Mesquita, membro da comissão da Educação do Legislativo Municipal, para averiguar a Mensagem de Lei que concede o reajuste para os Professores.
Já estava prestes a ser votado, todavia, o Vereador constatou que a tabele vencimental estava sem a assinatura do Prefeito e o SISPUMI constatou que o percentual de diferença do professor nível graduação para o especialista estava em apenas 7%, na verdade deveria constar 9% (conforme acordado no movimento grevista do ano passado). Com isso o SISPUMI procurou o Secretário de Educação que prometeu corrigir estes equivocos para posterior enviou para a Câmara Municipal.