sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Luta iniciada na Gestão Ciro Braga, SISPUMI busca na Gestão interina de Kelsey a implementação do PMAQ com o cumprimento da lei



O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itapajé iniciou no ano de 2014 na Gestão do prefeito afastado Ciro Braga, a Luta pela divisão dos recursos do PMAQ. Na época a Secretária de Saúde, Dinah Braga, pouco se disponibilizava para tratar do assunto que beneficiaria Servidores da Atenção Básica, setor desta Pasta. O SISPUMI sempre persistiu dialogar com a gestora e avançar nas negociações, fato que por muitas vezes foi caracterizado como desinteresse de Dinah.
Após assumir interinamente a Prefeitura, o Prefeito Kelsey se dispôs a tratar com o Sindicato e Servidores da Saúde esta questão relativa ao PMAQ, atendendo a sugestão do SISPUMI de que fosse criada uma lei para assegurar legalmente ao município realizar a divisão deste recurso da Atenção Básica.
O diálogo sobre este benefício avançou. A Prefeitura criou o projeto de lei e enviou para a Câmara, posteriormente sendo aprovada pelo legislativo.
A lei após aprovada ainda passa por um fato atípico que é não estar sendo executada pelo município e o recurso do PMAQ ainda não ter sido dividido entre os Servidores que atuam na Atenção Básica.
Sobre este fato o SISPUMI segue na Luta. Já buscou inicialmente de forma administrativa tratar com a Prefeitura sobre o cumprimento da lei; por algumas vezes sequer o diálogo nem aconteceu, por falta da continuidade da negociação com a Prefeitura.
Por consecutivas vezes sem que houvesse este diálogo com a Gestão, o Sindicato recorreu ao Ministério Público para relatar a omissão do município em não cumprir com a lei municipal que garante a divisão do PMAQ.
O MP se dispôs a notificar o município e após um prazo a Prefeitura responder à notificação do Promotor, e daí haver a responsabilidade de cumprir com a lei.
Após esta notificação o Secretário de Saúde já se dispôs a retomar o diálogo e a partir de agora implementar este assunto com o início da análise por meio de comissão a divisão dos recursos para o PMAQ.


:

           

›

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial