quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

SISPUMI acompanha Projeto de Lei Nº 35/2017 que extingue cargos de Professor e cria o cargo de Assistente da Educação Infantil.



O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itapajé – SISPUMI acompanha mais uma situação de desvalorização dos servidores, estamos  cientes que o Projeto de Lei Nº 35/2017 que trata da extinção de 80 cargos de professores da Educação Básica II e cria 80 cargos de Assistente de Educação Infantil, que foi elaborado ano passado e foi votado e aprovado na sessão ordinária desta quarta-feira (21) .
Vale salientar antes de qualquer coisa os seguintes dados para fácil compreensão da situação, hoje são 370 professores efetivos, em um total de 812 vagas, ou seja, 442 em vacância e cerca de 54% dos professores da rede publica são contratados.
Ainda segundo o PL (Projeto de Lei) define que o assistente de educação infantil terá as funções e atribuições de um cuidador, o problema da criação do cargo da forma que esta sendo feita é que não especifica a graduação para a o Assistente Educação Infantil, mesmo assim terá carga horaria igual aos professores e ganhara apenas um salario mínimo.
“Este projeto demostra uma tentativa de precarização do ensino básico no nosso município, e nos (Sindicato) somos contra tal posicionamento, pois acreditamos que vá prejudicar o ensino” ressalta o presidente do SISPUMI, Dr. Cid Lira Braga.
Vista tal condição o sindicato encaminhou oficio para o Conselho Municipal de Educação pedindo que o mesmo emita um parecer sobre este projeto de lei, pois hoje quem esta na sala de aula do ensino infantil é um professor e um professor assistente ambos graduados em Pedagogia, já o assistente não preciso ter graduação segundo o que foi apresentado no Projeto de Lei.
O Gestor fica autorizado a fazer concurso publico e enquanto isso será feita seleção publica, vale ressaltar que dentro deste Projeto de Lei, os professores passaram a ser contratados por hora aula, ou seja, mais contratados, por  um preço mais baixo com isso a qualidade do ensino vai sofrer.





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