quinta-feira, 17 de maio de 2018

SISPUMI esteve em reunião com Secretario de Educação sobre Piso Salarial do Magisterio



O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itapajé (SISPUMI) esteve na manha desta quinta-feira (17) na Secretaria de Educação de Itapajé em busca de uma audiência com o gestor da pasta, onde SISPUMI, Secretario e Assessoria Jurídica  do mesmo abordaram o Reajuste do Piso Salarial do Magistério, visto que o Projeto de Lei que regulamenta este aumento foi enviado a Câmara Municipal do Vereadores e não foi votado por conta da ausência de tabela atualizada do calculo do reajuste para todas as classes.
Em meio as discussões, O SISPUMI cobrou uma nova reunião para uma definição acerca do Projeto de Lei, que ficou confirmada para segunda-feira (21/05) ás 11hs e 30min, pois o mesmo revelou a necessidade de ouvir o prefeito sobre a situação do Projeto de Lei.

Entenda sobre o Projeto de Lei

O Projeto de Lei Nº 02 de 2018 foi enviado pelo Executivo á Câmara Municipal de Itapajé no dia 23 de março, para apreciação dos vereadores, o mesmo foi lido mas devido a diversas solicitações do SISPUMI aos vereadores compreenderão que havia a necessidade de que a PL deveria passar por ajustes para que pudesse contemplar todos os professores e desse o reajuste atualizado segundo o Piso Nacional.

Sobre o Piso Salarial Nacional do Magistério

O Ministro da Educação, Mendonça Filho, assinou na última quinta-feira de 2017 a portaria que define o reajuste de 6,81% no piso salarial docente para 2018. Com isso, o valor mínimo que professores devem receber pela jornada de 40 horas semanais passou de R$ 2.298,80 para R$ 2.455,35.
A atualização é determinada por lei e deve ser realizada todo ano, com base no valor dos recursos destinados ao FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).
No anúncio da medida, o governo comemorou o índice superior ao da inflação de 2017, que deve fechar em 2,8%. “Esse é o segundo ano consecutivo que o piso é reajustado com valor real acima da inflação. O que é muito bom para os professores”, disse Mendonça Filho.
O comunicado oficial do MEC afirma, ainda, que os professores tiveram um ganho real de 5,2% nos últimos dois anos, o equivalente a 124 reais.

:

           

›

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial